Ir para o conteúdo principal

Competitividade da UE

O que faz a UE

Resultados esperados

470 mil milhões de EUR
em financiamento adicional que as empresas europeias poderão obter de uma maior integração do mercado de capitais
37 500 milhões de EUR
em potenciais poupanças anuais para as empresas da UE se alcançarmos os nossos objetivos de simplificação
500 000
novos postos de trabalho previstos na economia circular europeia até 2030

Domínios de atuação

O que estamos a fazer para transformar a descarbonização num motor de crescimento para as indústrias europeias.

O nosso plano para colmatar as lacunas em matéria de mão de obra e de competências que travam o crescimento europeu.

Reduzir os encargos administrativos para as empresas da UE, a fim de facilitar e acelerar a atividade empresarial.

Relatório de referência sobre a forma como a Europa pode recuperar a sua competitividade.

Principais realizações

  • A UE proporciona um quadro estável e seguro para as empresas desenvolverem tecnologias digitais, através de medidas como o Regulamento dos Dados, o Regulamento Governação de Dados, o Regulamento de Ciber-Resiliência e o Regulamento da Inteligência Artificial.
  • Mais de um quinto das tecnologias limpas do mundo são desenvolvidas na UE e a Europa é líder mundial na conceção de turbinas eólicas, eletrolisadores e combustíveis hipocarbónicos.
  • A UE dispõe de uma rede de acordos comerciais que é a maior e de mais rápido crescimento do mundo, abrangendo 76 países. Somos o principal parceiro comercial de 72 países, que representam 38 % do PIB mundial. Em 2022, o valor do comércio da UE realizado ao abrigo de acordos de comércio livre com parceiros a nível mundial ultrapassou, pela primeira vez, os dois biliões de EUR.
  • A Comissão estabeleceu metas ambiciosas de reduzir os requisitos de comunicação de informações em, pelo menos, 25 % para todas as empresas e em, pelo menos, 35 % para as PME, alargando, em última análise, estas reduções a todos os tipos de encargos administrativos. Estas metas fazem parte de um esforço de simplificação sem precedentes por parte da UE, que visa incentivar o dinamismo empresarial e atrair investimento adicional para a Europa.
  • A UE dispõe de uma vasta reserva de trabalhadores qualificados, de sistemas de educação e formação sólidos e de um Estado-providência robusto. Atualmente, mais de 216,5 milhões de pessoas estão empregadas, o que constitui mais de 75 % da população, o valor mais elevado na história da UE. 

Em destaque

OSZAR »